Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Boemia Mineira – Já que minas não tem mar, bora pro bar!

Já que Minas não tem mar, eu vou pro bar. Com certeza você já ouviu essa frase alguma vez. E essa fama não é à toa.

A tradição boêmia começou em 1940, com o crescimento de Belo Horizonte. Os novos moradores que chegaram encontraram nos bares o lazer noturno que queriam. A cultura do bar passou de geração em geração dando a Beagá o título de Capital Mundial dos Botecos.

Segundo dados de 2023 da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Belo Horizonte fica em primeiro lugar no Brasil como a cidade com mais bares por habitante e também a de mais bares por km2. No ano da pesquisa a cidade possuía 178 bares para cada 100 mil habitantes e 12,5 bares por quilômetro quadrado.

Até mesmo uma lei, sancionada em 2009 (Lei 9714/09), oficializou a capital mineira como a Capital Mundial dos Botecos. Ou seja, Belo Horizonte é, sem dúvida, um ponto de referência quando o assunto é bar.

E aqui tem pra todo gosto. Tem bares de futebol para torcer pro seu time, bares clássicos de bairro, bar com estufa, bar especializado em Drink, bar com opções sem carne e bar onde a especialidade é torresmo. Tem bar que abre segunda, tem bar que é no quintal do dono, tem bar que abre às 9h da manhã. Tem bar espalhado por toda a cidade. 

Diante dessa vasta gama de opções talvez você fique perdido ao tentar escolher um, mas não se preocupe. Nosso objetivo aqui é te dar algumas dicas e facilitar essa escolha. 

ESCOLHA POR REGIÃO

Como eu disse, aqui tem bar pra tudo quanto é lugar, mas algumas regiões se destacam como regiões boêmias da cidade.  

Lagoinha

Localizada na região noroeste de Belo Horizonte, a Lagoinha é considerada berço do samba e uma antiga zona boêmia da cidade. É o bairro que dá nome ao Copo Lagoinha, um dos elementos mais característicos da boemia mineira. 

Uma carta deliciosa de drinks que homenageiam a cidade de Beagá, petiscos gostosos e rodas de samba. Se essa é a sua pedida dê um pulo no Bença Bençoi, um bar café na Rua Diamantina. 

Santa Tereza

Muitos bares, com muitos anos de existência se encontram no Santa Tereza, bairro da região Leste de Belo Horizonte que ficou famoso por ser o berço de ícones da música brasileira como Milton Nascimento, Fernando Brant, Márcio Borges e Lô Borges (o chamado Clube da Esquina), Sepultura, Skank e muitos outros.

Na praça principal do bairro você encontra o famoso Bar do Bolão, que tem 62 anos de história e é o destino preferido de muitos para terminar a noite. Peça o famoso macarrão se estiver com muita fome ou pão molhado se quiser um lanche. Lá não tem muito erro, tudo é bom.

Na mesma praça fica o bar do Nivaldo, também conhecido como Mercadinho Bicalho.  Uma mistura de um pequeno armazém e bar. Você pode se sentar em mesas na calçada enquanto toma cerveja e come as famosas almôndegas com batatas.

Cerveja gelada sentado no banco da praça, no balcão do bar ou em uma das mesas que ficam na calçada. O bar do Orlando existe há mais de 100 anos e fica em um imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade.

Centro da Cidade

O Centro de Belo Horizonte não poderia ficar de fora dessa lista. Lá são muitas as opções na calçada, com cadeira de plástico e copo lagoinha na mesa. Tem bares novos, com vista pra praça e tem nossos bons mercados.

A galeria São Vicente, que possui uma enorme varanda com vista para a praça Raul Soares, existe desde 1959 e em 2023 começou a receber diversos novos bares, com uma pegada mais gourmet. Você pode tomar drinks clássicos no bar Palito, encontrar comida de estufa no Pirex e beber vinho no Botelha Bar

Hmm, vontade de tomar cerveja às 9h da manhã de domingo. Pode chegar no Mercado Central que com certeza você vai encontrar alguém já fazendo isso por lá. O famoso Bar da Lora, que já conta com duas outras unidades, abre cedo e garante cerveja gelada e fígado com jiló pra quem passar por lá.

No Mercado Novo o que não vai faltar é opção. Tem pra todo gosto, MESMO. Tem drinks maravilhosos com cachaça na Cachaçaria Lamparina, tem Xeque Mate, uma bebida de Belo Horizonte que leva Rum, Chá Mate, Guaraná e Limão na Mascate e pratos deliciosamente inusitados na cozinha Tupi. E claro, não deixe de visitar nossa loja maravilhosa quando estiver passeando por lá.

Savassi

A Savassi é um grande bairro da região centro sul de Belo Horizonte. Ela começa na Praça Tiradentes, na confluência da Av. Brasil com Av. Afonso Pena. Segue a Av. Brasil até a Praça da Liberdade, incluindo toda a praça, sobe pela rua da Bahia até a Av. do Contorno, segue esta até a Praça Milton Campos, e dali pela Afonso Pena até a Av. Brasil, fechando sua delimitação na Praça Tiradentes

Se a pedida é por um ambiente mais gourmet escolha o Cabernet Butiquim. Há muitas opções de drinks e vinhos e petiscos maravilhosos como o dadinho de queijo canastra e barbecue de goiabada. 

O Rei do Pastel é praticamente uma entidade de Belo Horizonte e não poderia ficar de fora dessa lista. Com 6 unidades, todas na Savassi, é o fim de noite favorito de muitos. 

Também na Savassi está o Redentor, onde o chopp é sempre servido de forma perfeita.  

Prado

Prado é um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte. Ele fica na região oeste, entre as avenidas do Contorno, Amazonas e Tereza Cristina.

Por lá você encontra o Agosto Butiquim, um bar descontraído e animado, que recentemente ganhou novo endereço. Opções de drinks, petiscos, cerveja e atendimento de primeira.

O Patorroco é um clássico, que já ganhou duas vezes o Comida de Boteco. Por lá são muitas as opções de petisco: carne de panela, carne na lata e acarajé mineiro. E o mais famoso é um petisco de linguiça que vem no canudinho (aquele que a gente come com doce de leite). Uma delícia. 

SIGA AS DICAS DE UM ESPECIALISTA

Se o direcionamento por regional não foi suficiente pra você escolher, que tal seguir as dicas de um botequeiro profissional?

Daniel Neto, mais conhecido como Nenel, é criador do perfil Baixa Gastronomia. Ele é defensor da tradição. Dos botecos de bairro, da estufa, do petisco, da mercearia e da batata frita de verdade.  Em nosso podcast tanto de trem ele contou 5 dos seus bares preferidos na nossa cidade. Assista o vídeo do nosso bate papo e venha conferir suas indicações.

A Cultura do Bar em BH!

Bar do careca – cachoeirinha 

O primeiro campeão do Comida Di Buteco, lá em 2000. Venceu com um prato de língua bovina. Tradição e comida boa é o que você encontra por lá.

Chic Tácio – Concórdia:

Aberto em 1986, o Chic Tácio é um ícone, conhecido por oferecer o melhor filé com fritas da cidade. Uma experiência que transcende décadas.

Bar do Zezé – Barreiro:

Situado no Barreiro, o Bar do Zezé é famoso por seu bolinho de milho com bacalhau e o jiló recheado com bacon. Um verdadeiro deleite para os paladares mais exigentes.

Bar do Olívio – Serra:

Na charmosa Serra, o Bar do Olívio, na Rua Monte Alegre 160, é uma referência em qualidade, proporcionando momentos únicos aos apreciadores da boa culinária.

Quintal do Degas – Lagoinha:

O Quintal do Degas é reverenciado pelo melhor torresmo da cidade. Em um quintal acolhedor, o proprietário, Degas, perpetua a tradição do boteco com maestria.

Como verdadeira Capital Mundial dos Botecos, BH convida todos a pedir uma cerveja gelada no copo lagoinha e aproveitar tudo o que nossa gastronomia de rua tem a oferecer. Agora conta pra gente, qual o seu bar preferido?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Descubra mais sobre O blog de Beagá

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading